Mais Sobre Contagem de Público em Grandes Eventos…

No último fim de semana, tivemos uma grande manifestação pró-Bolsonaro na Paulista e, como de praxe, houve treta nas redes sobre o real número de participantes. Como este tema me é caro, achei por bem esclarecer algumas coisinhas e trazer a discussão de volta à racionalidade.

O que ocorreu: o Monitor da USP divulgou que havia cerca de 38 mil presentes e o Poder 360, 56 mil. Isto bastou para que muitos dissessem que o Monitor da USP falsifica os números para baixo (quando se trata de eventos da direita).


Quanto à metodologia: o Monitor da USP usa imagens aéreas para alimentar um software que conta cabeças.

O Poder 360 também usa imagens aéreas, que são divididas em quadrantes e a cada um deles é atribuída uma densidade de pessoas. Perceberam o problema?

É o óbvio ululante: são duas metodologias diferentes – e, portanto, os resultados não são diretamente comparáveis!

É preciso mencionar um ponto levantado pelo @CiceroMoraes3D: o Monitor falhou – mas não da maneira que vocês imaginam. O Monitor da USP divulgara que uma manifestação da esquerda em 10/jul teria sido maior que a pró-Bolsonaro em 29/jun (15.100 x 12.400)

O Cícero apontou algumas inconsistências nos links e no texto do Monitor (via e-mail enviado ao Poder360) e, alguns dias depois, os links foram corrigidos e o texto no Monitor foi alterado (sem dar crédito ao Cícero). Mas esta correção contém uma enorme falha conceitual:

Admitiram empate técnico (omitido na primeira versão): OK. O que não cabe é dizer “sendo numericamente maior, cabe destacar que …um ato da esquerda SUPEROU uma manifestação da direita.” Se há empate técnico, não há como dizer qual das duas foi maior. Isto é básico!!!

Assim, a meu ver, o Monitor da USP misturou uma análise quantitativa com uma interpretação que simplesmente não cabe ali.

O Cícero também rodou as imagens usadas pelo Monitor da USP no mesmo script e obteve números menores em ambos eventos (29/jun e 10/jul). Ele deixa claro que não parece ser falsificação, mas possivelmente o treino do script.
https://t.co/dfn6frK6cO

O que temos:

  • o Poder 360 também faz suas estimativas de público. Excelente!!!
  • contagem do Monitor da USP é consistentemente mais baixa que do Poder 360
  • as metodologias são distintas
  • o Monitor da USP tornar públicos os dados e a metodologia usados é algo inédito – e esta transparência permite a análise por terceiros, como a que o Cícero fez. Fenomenal!
  • o Monitor da USP precisa urgentemente rever a redação dos seus releases, pois atribuir uma vitória a algo que tem empate técnico tem cara de torcida e não cabe ao propósito deles e só gera ruído.

Adendo: goste ou não dos métodos e resultados do Monitor da USP e do Poder 360, são um enorme avanço em relação ao que tínhamos antes – os números da PM e/ou organizadores, que são chutes (vou marcar alguém aleatório aqui:@eduardopaes).

1 Comment Deixe um comentário

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

NÃO DEIXE DE LER