Skip to content Skip to footer

O desvendados surgiu em 2025, de baixo para cima – não via um portal que criou um perfil no Twitter, mas sim como repositório criado por tuiteiros.

Apesar de vivermos numa era em que o acesso à informação é mais fácil do que nunca, duas coisas chamam a atenção:

  1. muita gente não quer (ou não sabe) fazer as perguntas.
  2. quem ainda pergunta, muitas vezes quer respostas curtas, fáceis – e raramente checa as informações.

Com o avanço das ferramentas de Inteligência Artificial, muita gente passou a terceirizar a checagem de fatos. Nosso objetivo aqui é o oposto: ir até o fim na busca das informações, rastreando o caminho até as fontes originais – e mostrando o caminho das pedras. Em suma, letramento de dados.

Em 2026, entramos na fase 2: o escopo passa a ser, além de repositório de análises, o de um hub que centraliza os conteúdos oferecidos ao mercado, como consultorias, palestras e treinamentos.

Vivemos num país que, a despeito dos avanços, ainda tem muitos problemas a resolver. Infelizmente, o debate público destes grandes temas tem sido prejudicado pelas opiniões e atitudes extremas, que vitimam a objetividade e, em última instância, a verdade.

Buscamos analisar estas questões da forma mais desapaixonada possível, baseados em dados verificáveis e confiáveis. Dar um passo atrás e buscar a racionalidade.

Queremos entender o Brasil no qual vivemos. Há um enorme acervo de dados que hoje está ao alcance de todos, mas poucos extraem valor.

Não apenas queremos trazer a nossa interpretação, mas estimular que outros façam o mesmo. E que, aos poucos, o debate e o intercâmbio de informações gerem ações concretas para melhorar o nosso mundo.

NOSSA HISTÓRIA