Em jan/25, RFK Jr. disse que, no início dos anos 60, 2% das crianças sofriam de doenças crônicas – e hoje em dia seriam 66%.
Agora ele disse que eram 3% da população de então e 60% hoje.
Isto é real?
Vem comigo num exercício sobre premissas básicas de análise de dados:
⬇️
1. Ele não disse de onde saíram os números, mas o que se sabe é que, entre 62 e 63, o NHS conduziu uma pesquisa para ver como os americanos julgavam a sua própria saúde – e lá consta que 44% das crianças tinham doenças crônicas. Algo distante de 2%, não? ⬇️
2. E quanto ao número atual em adultos? Parece que ele tirou o número de uma publicação de 2017 da Rand Corporation: nela, consta que 60% dos americanos adultos têm alguma condição crônica.
⬇️
3. E sobre crianças? No estudo mais próximo que temos, consta que 41% das crianças sofrem de algum problema crônico de saúde – um tanto diferente dos 66% que ele alegou em janeiro.
⬇️
4. Neste ponto, fica claro que as afirmações sobre a % de crianças doentes nos anos 60 e hoje e de adultos nos anos 60 são falsas. OK, isto é normal e esperado para ele.
⬇️
5. Mas notem um ponto fundamental aqui: seria muito mais fácil sabendo de antemão a fonte dos números.
Então fica a primeira lição:
SEMPRE MENCIONE A FONTE DOS DADOS
⬇️
6. Mas agora tem outra parte interessante da análise: o que e como foi coletado?
⬇️
7. Para crianças, foi usado um questionário numa amostra de 42 mil residências em 1962, aplicável a todas as crianças residentes lá. No de 2022, 360 mil residências, restringindo a apenas uma criança/residência. E o questionário era outro.
⬇️
8. Notem que é um questionário a ser respondido pelos pais, sem auxílio externo – ou seja, leigos. E o conhecimento de doenças crônicas entre a população geral em 2022 é muito maior que o que existia 60 anos antes.
⬇️
9. Ou seja: mesmo que ele tivesse feito um comparativo com os dados corretos, ele não seria válido, pois a metodologia e as limitações mudaram neste meio-tempo.
E esta é a segunda lição:
NÃO SE FAZ SÉRIE HISTÓRICA COM DADOS COLETADOS DE FORMA DISTINTA!
FIM
O post acima foi inspirado por esta matéria aqui do Washington Post (e, sim, eu chequei as fontes primárias que eles citam).
https://www.washingtonpost.com/politics/2025/04/25/rfk-jr-chronic-diseases-false/