Teen programming with multiple laptops in a modern workspace. Ideal for tech and education themes.

Como escrever uma matéria excelente usando dados

O G1 publicou esta matéria sobre as fraudes no ISS que é um primor, coisa linda de se ver (e ler).

Explico no 🧵

1. Dados
Em vez de simplesmente se basear nos dados publicados em releases da AGU, o G1 entrou com um pedido de acesso à informação via LAI. Isto permite uma análise muito mais detalhada do caso.
👏

2. Storytelling
Os fatos são encadeados: inicialmente, uma visão geral dos anos e depois um detalhamento da linha do tempo, mencionando quais fatores influenciaram as adesões ao longo do período, gerando um relato fluido e interessante. 😍


3. Infográficos
A matéria usa vários infográficos como ponto de apoio – e eles estão distribuídos de forma a realmente facilitar a compreensão rápida. E são conceitualmente corretos, usando um formato adequado (linhas com marcadores – sem marcadores não seria ideal), com eixos corretamente identificados. Conseguem ser clean, mas sem omissões que dificultariam a leitura.

Resumo: o tipo de matéria que está alinhado ao que de melhor o New York Times, uma referência no segmento, produz. Infelizmente não é tão comum no nosso jornalismo local. De qualquer maneira, o repórter Vinícius Cassela e o G1 merecem os parabéns.
g1.globo.com/politica/notic…

Adendo: para não perder a fama de ranheta dos infográficos, tenho uma pequena crítica aos infográficos. No gráfico que inclui valores negativos, a linha do zero não foi diferenciada – mas seria fundamental para entender positivo e negativo rapidamente. Vejam a diferença:


RECEBA NOSSAS

MATÉRIAS POR EMAIL

Deixe um comentário

Your email address will not be published.